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Antifraude para e-commerce: o que é e quais as vantagens?

Com a alta nas compras online, a preocupação das lojas virtuais com golpes é ainda maior. Saiba como uma solução antifraude para e-commerce pode te ajudar!

Segurançadezembro 29, 2021
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É crescente o volume de transações em lojas online no país. Comparando o primeiro trimestre de 2021 com o ano anterior, a alta foi de 57,4%. Com esse avanço, é natural que o ataque de cibercriminosos também acompanhe o passo. O primeiro semestre registrou um crescimento de 32,7% nas tentativas de golpes. Esses dados apontam para a importância de ter implementado uma boa solução antifraude para e-commerce.

Para que a loja virtual possa proteger os dados de seus clientes e fornecer maior segurança em seus processos, vamos apresentar neste artigo tudo o que você precisa saber sobre sistemas de antifraude para o seu e-commerce. Saiba mais sobre como funcionam e como implementar na sua plataforma!

O que é uma solução de antifraude para e-commerce?

Uma solução antifraude reúne diversas tecnologias e ferramentas para cruzar dados e identificar padrões para tentar detectar ações suspeitas de fraude. Dessa forma, torna-se um mecanismo muito importante para prevenir golpes, evitando perdas financeiras e transtornos tanto para a loja virtual quanto para o cliente.

Como ele funciona?

O sistema de antifraude utiliza diversas ferramentas, inclusive de inteligência artificial, para analisar as informações inseridas durante uma transação. Diversos fatores são considerados, e o resultado dessa análise ágil e automática vai determinar se a transação será aprovada ou não.

Caso o sistema detecte ações suspeitas no processo de compra, a transação será bloqueada. Uma dessas ações suspeitas é quando a operação consiste em um padrão de consumo diferente do que o consumidor está habituado, ou quando os dados inseridos pelo usuário não batem com outras fontes de informações, como dados do vendedor e do produto ou serviço transacionado.

Quando uma transação é suspeita, a ocorrência é repassada para um profissional a fim de fazer uma análise mais minuciosa. Isso pode envolver um contato direto com o titular do cartão.

Quais são os principais tipos de sistema antifraude?

Existem diferentes mecanismos para detectar fraudes em compras online. São métodos que, em conjunto, são capazes de determinar a validade de uma transação. Veja só!

Geolocalização

Em muitos casos, o sistema antifraude tenta rastrear o local onde a compra é feita e comparar com o histórico dos diferentes locais nos quais o cliente já realizou transações.

Conferência de dados

O cruzamento de dados é um dos mecanismos mais comuns entre os sistemas antifraude. É feita uma comparação entre os dados que foram cadastrados na loja virtual e os compartilhados pela operadora do cartão de crédito. Se houver divergências, é possível encaminhar o caso para uma avaliação mais detalhada.

Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial

Todo volume de dados disponível agregado ao alto nível de potência de análise computacional possibilita que o sistema trace um padrão de consumo e determine situações suspeitas.

Os algoritmos de Machine Learning são cada vez mais eficientes em “aprender” novos padrões de comportamentos maliciosos e assim barrar transações potencialmente fraudulentas.

Somente sistemas avançados de Inteligência Artificial e Machine Learning conseguem dar conta de uma análise tão abrangente e ao mesmo tempo ágil. Tudo pode ser feito em poucos segundos, sem que o cliente sequer entenda todo o processo de análise que ocorre no background.

Código de segurança

O código de segurança é uma das ferramentas mais populares para prevenir fraudes. Trata-se de uma sequência de três números que normalmente ficam no verso do cartão de crédito e débito. Ele funciona como um código de autenticação que valida a autenticidade do cartão.

Como forma de proteção adicional, algumas operadoras de cartão trabalham com código dinâmico, que muda com uma frequência pré-programa. Assim, a cada compra, o código será diferente. Mesmo que os dados do cartão e do cliente sejam diferentes, a compra não será efetuada.

Quais os principais tipos de fraude no e-commerce?

Apesar de todos os esforços e tecnologias, é importante ressaltar que o sistema de antifraude para ecommerce não é infalível.  Mesmo assim, ele é eficiente para a grande maioria dos tipos de fraudes. Conheça alguns deles.

Fraude amigável

A fraude amigável é feita por uma pessoa conhecida do titular do cartão, como um amigo ou parente. Ele tem fácil acesso aos dados do titular e pode realizar uma compra sem o consentimento do dono do cartão.

Esse é um tipo de fraude difícil de detectar, mesmo porque nem sempre é feita como uma tentativa de crime. Por exemplo, um filho pode usar os cartões dos pais para fazer uma transação não autorizada. Sem reconhecer a compra, o titular pode pedir um chargeback e reaver o valor.

Fraude deliberada

Nesse caso, os dados do titular são roubados por uma pessoa mal-intencionada para realizar compras online. Isso é muito comum em casos de roubo ou clonagem de cartão, ou até mesmo quando os dados do cliente são vazados.

Autofraude

Como o nome sugere, aqui a fraude ocorre pelo próprio titular. Usando de má-fé, ele faz a compra e depois de receber o produto/serviço, contesta a transação e afirma não reconhecer a compra com o intuito desonesto de receber o estorno.

Uma vez que se trata de uma compra legítima, é muito difícil rastrear esse tipo de comportamento. O mais comum é evitar que o mesmo autofraudador repita o crime em diferentes lojas com base no cruzamento dos dados.

Password cracking

O password cracking ocorre quando os dados de acesso ao e-commerce (login e senha) são roubados, por meio de técnicas de engenharia social, por exemplo. O criminoso acessa a plataforma, faz as compras e muda o endereço de entrega. Com isso, o cliente só percebe quando chega a fatura ou é notificado da compra no app.

Quais os benefícios de ter um antifraude?

Diante de tantos riscos de golpes, fica evidente que uma solução antifraude é fundamental para o crescimento sustentável do e-commerce. Mas não é só isso.

Mais eficiência para a equipe de vendas

O sistema de antifraude para o e-commerce é uma ferramenta automatizada que realizada de forma autônoma toda a análise dos dados. Ele repassa para a equipe somente os casos mais suspeitos e críticos.

Dessa forma, os profissionais podem concentrar seus esforços em outras atividades mais estratégicas e que agregam valor ao negócio.

Maior agilidade nos processos de compra

Imagine se a equipe de um grande e-commerce precisasse analisar manualmente cada transação na loja virtual. Os processos de compra seriam muito mais demorados, impactando diretamente a experiência do cliente.

Maior transparência das operações

Todas as análises que o sistema realiza gera dados importantes, como métricas que informam sobre a satisfação dos clientes, bem como as principais ameaças à segurança dos dados.

Com esses dados sendo gerados de modo bastante transparente, a gestão pode tomar decisões inteligentes que vão promover uma jornada de compra ainda mais segura e encantadora para o consumidor.

Redução de custos

As soluções de antifraudes são desenvolvidas e aprimoradas exatamente para evitar golpes que poderiam gerar danos financeiros e à imagem do negócio. Com a automação do processo, é possível também otimizar os recursos humanos.

O que considerar no momento de contratar um antifraude?

Como vimos, existem diferentes mecanismos utilizados pelos sistemas antifraude, e as soluções disponíveis no mercado apresentam soluções e funções distintas. Por isso, é preciso dedicar tempo para comparar as várias opções.

Para facilitar essa seleção, não deixe de considerar alguns recursos importantes que não podem faltar:

  • permitir fácil integração com sua plataforma de e-commerce;
  • fornecer um suporte rápido;
  • contar com inovação tecnológica;
  • gerar um alto volume de análises em pouco tempo, suficiente para o fluxo de vendas da sua plataforma;
  • contar com mecanismos que promovam uma análise detalhada do comportamento do comprador em tempo real;
  • evitar a interação com o cliente sempre que possível, mas permitir essa revisão manual quando necessário.

Uma solução antifraude para e-commerce é indispensável para a empresa proteger sua marca e seus clientes de golpes. A ferramenta evitará muitos transtornos e perdas financeiras.

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Assista o vídeo abaixo para saber mais.

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