Adiq Logo

Black Friday: dicas de segurança no e-commerce

Saiba como garantir a segurança no e-commerce na Black Friday e evitar ataques cibernéticos que podem prejudicar o seu negócio.

Segurançaoutubro 04, 2023
media

Segundo o Relatório de Cibersegurança da Check Point Research (CPR), um setor de Inteligência em Ameaças da Check Point Software, somente no segundo trimestre de 2023, houve um crescimento de 8% nos ataques cibernéticos — o resultado mais expressivo dos últimos dois anos. Isso, no mínimo, liga um sinal de alerta para a próxima Black Friday, uma das datas mais esperadas do ano para os consumidores que querem aproveitar as ofertas e promoções do e-commerce.

É fundamental que os lojistas com atuação online se preparem para garantir uma boa experiência de compra aos seus clientes, sem descuidar da proteção do seu site e das informações dos consumidores. Como fazer isso?

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de segurança no e-commerce para você se preparar para a Black Friday e evitar problemas do tipo. Confira!

Quais as principais ameaças à segurança no Black Friday? 

Em primeiro lugar, é importante você conhecer as iscas ou armas usadas pelos cibercriminosos, tanto contra a loja virtual, quanto contra o usuário. As principais ameaças incluem:

  • ataques de negação de serviço (DOS): tentam derrubar um site legítimo e utilizá-lo como fachada para uma página falsa, enganando os consumidores e roubando seus dados pessoais e financeiros;
  • ataques de phishing: consistem no envio de e-mails ou mensagens falsas, com links ou anexos maliciosos, que tentam obter as credenciais do comércio ou dos clientes, como senhas, números de cartão de crédito ou dados bancários;
  • sites falsos: oferecem produtos inexistentes ou de baixa qualidade, com preços muito baixos, para atrair os consumidores e induzi-los a realizar compras fraudulentas. Esses sites podem também instalar malwares nos dispositivos dos usuários ou roubar seus dados.

Essas são apenas algumas das ameaças. Mas como proteger você e seus clientes? Veja no tópico a seguir!

O que fazer para proteger seu e-commerce? Confira as dicas de segurança

Os passos a seguir podem parecer simples, mas muito eficientes para aprimorar não somente a segurança, mas também a experiência do seu cliente no seu e-commerce.

Reforce e teste a segurança do site

Uma das principais medidas de segurança no e-commerce é manter o site atualizado e protegido contra invasões e fraudes. Para isso, é recomendável utilizar um certificado SSL (Secure Socket Layer), que criptografa os dados enviados e recebidos pelo site, impedindo que sejam interceptados por hackers. Além disso, o SSL também ajuda a melhorar o ranqueamento do site nos mecanismos de busca, pois é um fator de relevância para o Google.

Outra forma de reforçar a segurança do site é realizar testes de vulnerabilidade, que identificam possíveis falhas e brechas que podem ser exploradas por cibercriminosos. Esses testes devem ser feitos periodicamente, especialmente antes de datas como a Black Friday, quando o volume de acessos e transações aumenta significativamente. Assim, você pode corrigir os problemas encontrados e evitar que o seu site seja alvo de ataques.

Proteja os dados do cliente

Você deve concordar que os dados dos clientes são um dos bens mais valiosos para o seu negócio — mas também são um dos mais visados pelos hackers. Por isso, é essencial que você adote medidas para proteger as informações pessoais e financeiras dos seus consumidores, evitando que elas sejam roubadas ou vazadas. Mas o que fazer?

Algumas das principais medidas incluem:

  • utilizar uma plataforma de e-commerce confiável e segura, que ofereça recursos como firewall, antivírus, backup e monitoramento constante;
  • seguir as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que estabelece regras para o tratamento dos dados pessoais dos usuários, garantindo o seu direito à privacidade e à segurança;
  • utilizar uma solução de pagamento segura e integrada, que possua mecanismos de prevenção e detecção de fraudes, como análise de risco, tokenização e autenticação.

Monitoramento em tempo real

Outra dica importante de segurança no e-commerce é monitorar o desempenho e o comportamento do seu site em tempo real, especialmente durante a Black Friday. Isso permite que você identifique rapidamente qualquer anomalia ou problema que possa afetar a experiência do usuário ou a segurança do site. 

Por exemplo, você pode monitorar:

  • o tempo de carregamento das páginas, que deve ser o mais rápido possível para evitar a perda de visitantes e conversões;
  • a taxa de rejeição, que indica o percentual de usuários que saem do site após visitar apenas uma página. Uma taxa alta pode indicar problemas na navegação ou na usabilidade do site;
  • a origem do tráfego, que mostra de onde os usuários está acessando o seu site. Isso pode ajudar a identificar possíveis ataques de bots ou tentativas de fraude.

Plano de resposta a incidentes

Por mais que você se prepare para garantir a segurança no e-commerce, imprevistos podem acontecer. Por isso, é importante ter um plano de resposta a incidentes, que defina as ações a serem tomadas em caso de algum problema ou ataque cibernético. Esse plano deve conter:

  • responsáveis por cada etapa do processo, desde a identificação até a resolução do incidente;
  • canais de comunicação interna e externa, para informar aos envolvidos sobre o ocorrido e as medidas adotadas;
  • procedimentos para conter, analisar, eliminar e recuperar o incidente, minimizando os seus impactos e evitando a sua recorrência.

Ofereça um suporte rápido e fácil

Por fim, outra forma de garantir a segurança no e-commerce é oferecer um suporte rápido e fácil aos seus clientes, tanto antes quanto depois da compra. Isso ajuda a transmitir confiança e credibilidade ao consumidor, que se sente mais seguro para comprar no seu site. 

Esse suporte também pode ajudar a resolver eventuais dúvidas, reclamações ou problemas que possam surgir. Ações proativas evitam a insatisfação e o cancelamento da compra. Na prática, você deve fornecer diversos canais de atendimento, para facilitar o caminho do cliente a uma solução imediata. Listam-se aqui e-mail, redes sociais, telefone ou chat

Não deixe de treinar sua equipe para que recebam essa demanda de forma cordial, ágil e eficiente. Por outro lado, questões mais simples podem ficar a cargo de ferramentas de automação, como chatbots e FAQs, que podem agilizar o atendimento e solucionar as questões mais simples.

A segurança no e-commerce é um fator essencial para o sucesso do seu negócio, especialmente em datas como a Black Friday. Por isso, não deixe de seguir as dicas que apresentamos neste artigo e se prepare para oferecer uma ótima experiência de compra aos seus clientes, sem riscos ou problemas.

E se você continuar antenado com as melhores soluções do mercado de pagamentos, siga nossos canais de conteúdo, tanto aqui no blog, quanto em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram.

está gostando desse artigo?

Compartilhe

Últimas de "Segurança"

veja todos
Como trazer mais segurança para os meios de pagamentos oferecidos no e-commerceComo trazer mais segurança para os meios de pagamentos oferecidos no e-commerce

Descubra como a Adiq pode proteger seu e-commerce com soluções de pagamento seguras e inovadoras. Tranquilidade para você e seus clientes.

Quais são os principais tipos de fraudes em e-commerce?Quais são os principais tipos de fraudes em e-commerce?

Descubra os principais tipos de fraude em e-commerce e como proteger sua loja online. Conheça as soluções de pagamento online da Adiq para uma segurança reforçada.

Antifraude: como a solução da Adiq barra transações fraudulentas sem impactar a experiência do clienteAntifraude: como a solução da Adiq barra transações fraudulentas sem impactar a experiência do cliente

Saiba o que é antifraude, por que ele é importante e como a solução da Adiq barra as fraudes sem prejudicar a experiência do cliente.