O que é adquirência como serviço e quais as suas vantagens?

Você já ouviu falar em adquirência como serviço? Entenda mais sobre essa nova modalidade de negócio e saiba como sua empresa pode tirar vantagens dela!

Pilares de atuação AdiqMaio 21, 2020

Quando um empresário pensa em fornecer um meio de pagamento para seus clientes, ele sabe que isso acarretará custos adicionais, tanto para ele mesmo, quanto para o seu público. Mas e se houvesse uma forma de transformar essa despesa em mais uma fonte de lucros para o negócio? Seria ótimo, não é mesmo? E existe! É o que chamamos de adquirência como serviço. Já ouviu falar? 

Essa novidade no mercado é capaz de agregar ainda mais valor à sua marca e se tornar uma nova fonte de receita para o crescimento da empresa. Neste artigo você vai entender melhor como funciona esse serviço e que vantagens ela pode trazer! 

O que é adquirência? 

As adquirentes são instituições financeiras que fazem a liquidação de transações feitas com cartões de crédito e débito. Fisicamente, são representadas pelas maquininhas de cartão presente nos estabelecimentos comerciais. 

Sua responsabilidade principal é realizar a comunicação com as bandeiras e também com os bancos ou instituições financeiras que emitem os cartões. Para entender melhor essa dinâmica, veja o papel que cada uma representa em um processo de pagamento: 

  • Bancos: são instituições financeiras que emitem o cartão de crédito, informam se o cliente tem saldo ou limite para liquidar a transação; 
  • Bandeiras: elas regulam o mercado por definir as regras no uso dos cartões. Servem como juízes de toda essa dinâmica. Cada bandeira terá suas diretrizes. As principais em atuação no mercado são Visa, Mastercard e Elo; 
  • Adquirência: funcionam como um elo entre o comerciante e os demais agentes — bancos e bandeiras, garantindo o fluxo contínuo da operação até que a transação seja efetuada com sucesso. 

Em outras palavras, em uma loja física, o cliente passa o cartão na maquininha. Essa máquina faz o contato com o banco segundo as regras da bandeira. No e-commerce, as adquirentes podem ser diretamente integradas ao carrinho de compras, ou podem funcionar por meio de um gateway de pagamento ou uma subadquirente, meios que facilitam e agilizam a integração. 

Nesse ponto de vista, a adquirente se torna uma peça fundamental no processo, pois representa três principais funções: 

  • por serem certificadas pelo Banco Central e terem a autorização das bandeiras, você precisará se credenciar com elas, para conseguir aceitar transações com cartões; 
  • autorizam as transações, pois são elas que se conectam com a bandeira e o banco; 
  • repassam o valor do pagamento para o estabelecimento. Esse repasse pode variar conforme as regras do contrato, mas o prazo mais praticado é o de 30 dias, em média. 

Mas onde entra o “Acquirer as a Service” ou a adquirente como serviço e como contratar essa plataforma pode trazer vantagens para o negócio? É sobre isso que falaremos agora. 

O que é Acquirer as a Service’ ou Adquirente como serviço? 

Acquirer as a Service tem a ver com a adquirente, mas não são a mesma coisa. Pioneiro no Brasil, o conceito trazido pela a Adiq – adquirente ligada ao banco BS2, tem como objetivo fornecer um ecossistema ou plataforma para o mercado de atacado, redes de distribuição e franquias ou empresas varejistas que desejam fortalecer suas marcas fornecendo seu próprio serviço de pagamento. 

Assim, o modelo Acquirer as a Service’ ajuda as empresas a se tornarem empresas de pagamento. 

Pode parecer estranho. Afinal, por que uma empresa desviaria o foco do seu negócio para entrar em um novo segmento de mercado ligado às finanças? Anos atrás, uma empresa que desejasse trabalhar com pagamentos teria de enfrentar diversas etapas regulatórias, além de deter uma tecnologia segura e robusta para se adequar às exigências de entidades certificadoras.

Mas a Adquirência como Serviço, ou Acquirer as a Service, já fornece ao cliente uma plataforma completa, ou seja, toda a solução tecnológica pronta para ser integrada, deixando-o livre para focar em seu próprio core business, à medida que ganha uma fonte extra de renda. E falando nisso, veja quais são as vantagens de contratar um serviço de Acquirer as a Service e se tornar um ecossistema de pagamento. 

Quais suas vantagens para o negócio? 

Esse novo modelo de negócio pode trazer muitas vantagens para a empresa, pois não se trata de mergulhar em um novo segmento de atuação, mas sim de uma estratégia que pode representar aumento de lucros e fortalecimento da marca. 

Novas oportunidades. 

Talvez alguns argumentem que pode ser difícil adentrar em um novo modelo de negócio sem deter os conhecimentos técnicos de desenvolvimento e financeiro necessários para enfrentar os desafios. Mas o modelo de Adquirência como Serviço dá toda a plataforma e o suporte necessário para o cliente não se preocupar com essa parte, fornecendo toda estrutura para atuar. Dessa forma, todas as ferramentas de integração e gerenciamento estarão disponíveis para o parceiro transacionar. 

Ganha um diferencial competitivo no mercado. 

Ao contratar a plataforma, o empreendedor ganha diferenciais competitivos, compartilhando tecnologia e inovação para seus clientes e parceiros de negócios. Gerando novas possibilidades.  

Transforma despesas em receita. 

A contratação de uma adquirente representa um custo adicional significativo. Ao contratar uma credenciadora, o empreendedor acaba perdendo com as taxas da adquirente em cada transação, cobrada. Ao obter os serviços da plataforma de pagamentos da Adiq, em vez de perder dinheiro, o parceiro ganha uma nova fonte de receita. Pois, terá desenvolvido a sua própria solução de pagamento. 

Fortalece a marca no mercado. 

Todos esses fatores mencionados fortalecem sua marca aumentando a sua exposição e seu mercado de atuação, garantindo credibilidade e inovação! 

Adquirência como Serviço é uma nova tendência no mercado de meios de pagamentos que pode significar uma grande oportunidade de negócio para empreendedores que desejam reduzir custos operacionaisgerar novas receitas e aumentar a sua exposição de marca no mercado. 

Quer conhecer mais esse modelo inovador? Entre em contato com a Adiq! 

Está gostando desse artigo?

Ver postagem

O que é adquirência como serviço e quais as suas vantagens?

Ver postagem

O que é um subadquirente?

Ver postagem

O que é Chargeback?