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O que é Custo de Aquisição de Cliente?

Urgente! Leia o post e descubra mais sobre o Custo de Aquisição de Cliente (CAC). Se você ainda não usa essa métrica, você pode estar perdendo dinheiro.

Financeirojulho 26, 2023
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Você sabe quanto custa para conquistar um novo cliente para o seu negócio? Essa é uma informação muito importante para qualquer empreendedor, pois ajuda a planejar melhor as estratégias de marketing e vendas, além de avaliar a saúde financeira da empresa. Muitas empresas, porém, não tem essa clareza — e isso pode impactar negativamente o fluxo de caixa e os resultados das campanhas.

Por isso que neste post vamos explicar o que é custo de aquisição de cliente (CAC), como calculá-lo, como saber se ele está adequado e quais as vantagens em conhecê-lo. Ficou curioso? Então continue lendo para saber mais!

O que é Custo de Aquisição de Cliente (CAC)?

O custo de aquisição de cliente (CAC) é uma métrica que indica quanto dinheiro você gasta para atrair e converter um novo cliente para o seu negócio. Ou seja, é o valor que você investe em marketing e vendas dividido pelo número de clientes conquistados em um determinado período.

Saber calcular o CAC é essencial para a saúde financeira do seu negócio. Por meio dele, você consegue:

  • descobrir se os investimentos em marketing e vendas estão gerando retorno financeiro;
  • identificar as melhores estratégias e canais para atrair clientes;
  • comparar o CAC com o LTV (Lifetime Value), que é o valor que um cliente gera para a empresa ao longo do tempo;
  • controlar a saúde e a sustentabilidade financeira da empresa.

Por outro lado, se não implementar essa métrica em suas ações, você corre diversos riscos, tais como:

  • gastar mais do que o necessário para adquirir clientes;
  • não saber se os clientes estão sendo rentáveis ou não;
  • não ter uma visão clara do desempenho das ações de marketing e vendas;
  • perder competitividade e lucratividade no mercado.

Consegue perceber a importância de trabalhar em cima do cálculo do Custo de Aquisição de Cliente? Entenda como funciona essa métrica!

Como calcular o CAC?

Para calcular o CAC, você precisa somar todos os custos relacionados às atividades de marketing e vendas do seu negócio em um determinado período. Isto é, tudo aqui com o que você gasta para atrair novos clientes, certo? Esses custos podem incluir:

  • salários e comissões da equipe de marketing e vendas;
  • ferramentas e plataformas utilizadas para gerar e nutrir leads;
  • gastos com anúncios, mídias sociais, e-mail marketing, SEO etc.;
  • despesas com eventos, feiras e brindes.

Depois, você precisa dividir esse valor pelo número total de clientes conquistados no mesmo período. O resultado é o seu CAC.

Por exemplo, se você teve um custo total de R$ 10.000 em marketing e vendas em um mês e conseguiu 100 novos clientes, o seu CAC foi de R$ 100 por cliente. Isso significa que, em média, você precisou investir R$ 100 para cada pessoa que comprou o seu produto ou serviço.

Calculei o CAC, e agora? Como saber se o custo é adequado?

Calcular o CAC é apenas o primeiro passo. Agora, você precisa analisar se esse custo está adequado para o seu negócio. Uma forma de fazer isso é comparar o CAC com o valor do ticket médio do seu produto ou serviço. O ticket médio é o valor médio que cada cliente gasta com você em uma compra.

Uma regra geral é que o CAC não deve ser maior do que o ticket médio. Caso contrário, você estará gastando mais para conquistar um cliente do que ele te traz de receita. Isso, é claro, pode comprometer a lucratividade e a sustentabilidade do seu negócio.

Digamos que você gastou aqueles R$ 100 para atrair cada cliente, mas ticket médio é de R$ 90. Então, seu negócio está perdendo dinheiro, e o custo de aquisição não está valendo a pena.

Outra forma de avaliar o CAC é compará-lo com o valor do lifetime value (LTV) do seu cliente. O LTV é o valor total que cada cliente gera para o seu negócio ao longo do tempo que ele permanece fiel à sua marca.

Uma regra geral é que o LTV deve ser pelo menos três vezes maior do que o CAC. Isso significa que cada cliente deve trazer uma receita três vezes maior do que o custo para adquiri-lo. Assim, você garante um retorno sobre o investimento (ROI) positivo.

Quais as vantagens em saber o CAC do meu negócio?

Com todos esses dados em mãos, você pode ter maior clareza para tomar decisões estratégicas nos seus negócios. Veja algumas das possibilidades.

Otimização de estratégias

Dependendo dos resultados do CAC, você pode encontrar oportunidades de otimizar as suas estratégias de marketing e vendas, identificando quais canais e ações são mais eficientes para atrair e converter clientes.

Por exemplo, talvez você descubra que os custos de anúncios via Instagram apresentam um CAC menor que as demais redes sociais e plataformas. Dessa forma, você talvez decida direcionar uma parcela maior de investimentos em marketing para esse canal, reduzindo o CAC total. Você também pode identificar oportunidades na jornada de compras para aumentar o ticket médio em cada venda.

Equilíbrio financeiro

Com o Custo de Aquisição de Clientes, você pode monitorar a saúde financeira do seu negócio, verificando se os seus gastos com aquisição estão dentro do orçamento e se estão gerando um retorno satisfatório. Afinal, se o CAC e o ticket médio estiverem com valores muito próximos, é hora de reavaliar as estratégias.

Crescimento sustentável

Essa métrica também permite a você planejar o seu crescimento, projetando quantos clientes você precisa conquistar para atingir as suas metas de faturamento e lucro. Trabalhar com relatórios e números objetivos, e não no instinto ou em achismos, para garantir melhores resultados.

Percebeu como o custo de aquisição de cliente (CAC) é uma métrica essencial para qualquer negócio que quer crescer de forma sustentável? Ele indica quanto você gasta para atrair e converter um novo cliente, e ajuda a avaliar a eficiência das suas estratégias de marketing e vendas. Se você ainda não usa essa métrica em seu negócio, não deixe de fazer isso agora mesmo!

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