O que é Efeito de Rede e como funciona?
Saiba o que é efeito de rede, quais são os tipos, exemplos e benefícios desse conceito que pode alavancar o seu negócio de pagamento. Leia mais!
Imagine que você é dono de uma loja de roupas e acessórios online. Seu site é bonito, com produtos de qualidade e preços competitivos. Porém, as vendas simplesmente estagnaram, e poucos clientes novos chegam. O que estaria faltando para o negócio decolar? Nesse caso, o efeito de rede poderia ajudar. Como assim?
Para entender melhor, vamos continuar a história. Um dia, você recebe um convite para participar de uma plataforma de pagamento online, que promete facilitar as transações entre seu negócio e os seus clientes. Não custa nada experimentar, então, faz o cadastro. Logo, há uma mudança significativa no seu desempenho.
Na plataforma, milhares de usuários podem comprar os seus produtos com apenas alguns cliques. Também há diversos serviços complementares, como segurança, logística, marketing e atendimento ao cliente. Você se sente mais confiante e satisfeito com o seu negócio.
Você acaba de experimentar o efeito de rede, em que o número de usuários aumenta, e assim também a demanda. Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo este post. Descubra tudo o que você precisa saber sobre esse fenômeno incrível. Vamos lá!
O que é efeito de rede?
Efeito de rede é um termo usado para descrever situações em que a demanda e o valor agregado de um produto ou serviço aumenta conforme o crescimento do número de pessoas que o utilizam.
Ou seja, quanto mais usuários aderem a uma solução, mais valiosa ela se torna para todos os envolvidos, e mais pessoas chegam para comprá-la. Isso acontece porque a rede cria uma interação entre os usuários, gerando benefícios mútuos e valor percebido.
Um exemplo clássico de efeito de rede é o telefone. Quando ele surgiu, havia poucas pessoas que o possuíam, logo, a demanda também era baixa. Afinal, por que ter um aparelho telefônico se conhece poucas ou nenhuma pessoa que possui um? Eu teria um equipamento, mas não seria possível usar para quase nada.
Porém, conforme mais pessoas adquiriam o aparelho, ele se tornava ainda mais útil e atraente, pois havia cada vez mais usuários com quem me comunicar. Assim, a demanda pelo serviço aumentava, gerando um ciclo virtuoso.
O mesmo acontece com as redes sociais. Elas só têm valor na medida em que existem pessoas conectadas. Se fôssemos fazer uma comparação entre o Telegram e WhatsApp, por exemplo, podemos afirmar que o Telegram oferece mais recursos, mas é no WhatsApp que encontramos a maior parte dos nossos contatos. Logo, o WhatsApp assume um valor agregado mais intenso, atraindo cada vez mais usuários.
Qual o impacto da transformação digital no efeito de rede?
Percebeu como apresentamos dois exemplos relacionados a serviços tecnológicos. Sim, a tecnologia amplifica o alcance do efeito de rede por vários motivos:
- surgiram modelos de negócio baseados no efeito de rede, como as plataformas digitais que conectam usuários, fornecedores e parceiros em um ecossistema integrado. Essas plataformas geram valor para todos os envolvidos, criando uma vantagem competitiva e uma fidelização dos clientes. Alguns exemplos são o Mercado Livre, o Uber, o Airbnb e o Spotify;
- o alcance e a velocidade do efeito de rede foram ampliados, permitindo que as soluções digitais se espalhassem rapidamente pelo mundo, atingindo um número cada vez maior de usuários. Isso aumentou o potencial de crescimento e de inovação dessas soluções, bem como a sua rentabilidade e sustentabilidade;
Apesar disso, vale ressaltar que o efeito de rede não se restringe ao mundo digital. Na verdade, trata-se de um comportamento inato do ser humano — o desejo de pertencer a um grupo. Quanto mais usuários há na rede, maior a atratividade e o valor. Um exemplo offline simples é o uso da moeda. Quanto mais usuários a utilizam, mais atraente será para aderi-la.
Quais são os tipos de efeito de rede?
Existem diferentes tipos de efeito de rede, que podem ser classificados de acordo com as características das relações entre os usuários.
Efeito de rede direto
É o tipo mais simples, em que o valor e a demanda do serviço aumentam proporcionalmente ao número de usuários. Um exemplo é o já mencionado mensageiro da Meta, o WhatsApp, que se tornou mais popular conforme mais pessoas passaram a usá-lo para se comunicar. Mas lembre-se que valor não é preço. Valor é percepção de mercado.
Efeito de rede indireto
É o tipo em que o valor do serviço depende não só do número de usuários, mas também da quantidade e qualidade de outros produtos ou serviços complementares. Muitos dos participantes podem ser concorrentes, mas essa concorrência acaba por gerar mais valor ao serviço.
Um exemplo é o Windows, que se beneficia da existência de diversos programas compatíveis com o seu sistema operacional. O amplo ecossistema que inclui muitos desenvolvedores concorrentes acaba por tornar a plataforma indispensável para muitos usuários.
Efeito de rede bilateral
Nesse caso, o valor do serviço depende da interação entre dois grupos distintos de usuários, que se beneficiam mutuamente. Normalmente são serviços intermediadores entre dois grupos. Um exemplo é o marketplace do Mercado Livre, que une compradores e vendedores em uma plataforma online.
Efeito de rede local
Como o nome já indica, o valor do serviço depende da proximidade geográfica ou social dos usuários. Assim, uma grande rede pode ser subdividida em grupos menores, gerando valor entre os participantes desse subgrupo.
Um exemplo é o Uber, que se torna mais conveniente conforme mais motoristas e passageiros estão disponíveis na mesma região. Apesar de ser uma plataforma robusta, em algumas cidades, o app é praticamente obsoleto pela falta de motoristas e usuários.
Quais são os benefícios do efeito de rede?
Até aqui, certamente você já conseguiu perceber muitas vantagens de entrar em uma rede. O efeito gerado traz diversos benefícios para os negócios que conseguem aproveitá-lo. Listamos alguns para convencer você:
- aumento do valor do serviço: quanto mais usuários aderem à rede, mais ela se torna atraente e vantajosa para todos os participantes;
- redução dos custos operacionais: quanto maior a escala da rede, menor é o custo de aquisição por usuário. Isso permite oferecer preços mais acessíveis e aumentar a margem de lucro. É possível aumentar em valor de mercado e não necessariamente aumentar os preços;
- criação de barreiras à entrada: quanto mais consolidada a rede, mais difícil é para os concorrentes entrarem no mercado. Isso acontece porque os usuários tendem a preferir a solução que já conhecem e confiam, e que oferece mais benefícios pela sua abrangência. Afinal, por que você acha tão difícil que outro mensageiro — além do WhatsApp — fortaleça-se no mercado?
- estímulo à inovação: quanto mais diversificada e dinâmica a rede, mais oportunidades surgem para criar produtos ou serviços complementares. Isso gera um ambiente propício para a inovação e a melhoria contínua.
Empresas de todos os segmentos, inclusive no mercado de pagamentos, já fazem forte uso do efeito de rede. Conseguem, assim, oferecer soluções de pagamento eficientes e competitivas no mercado atual.
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