O que é link de pagamento?

Já pensou em efetuar vendas à distância com toda a segurança? Entenda como funciona o link de pagamento e suas vantagens para as empresas.

Produtos e ServiçosSetembro 11, 2020

Está interessado no conteúdo, mas sem tempo para ler agora? É só apertar o play no lado direito da página para ouvir o artigo.

Existem no mercado diferentes meios de captura que facilitam bastante a vida de clientes e empresários. Uma das modalidades que tem se tornado muito popular nos últimos anos é o link de pagamento. Você já usa no seu negócio?

Por meio do link de pagamento, a venda pode ser feita mesmo sem o cliente acessar o e-commerce ou ir à sua loja. Quer entender melhor como funciona? Continue a leitura e saiba mais!

O que é link de pagamento?

O link de pagamento é uma ferramenta de captura de vendas criada para fazer uma cobrança por meio de um link personalizado que pode ser usado para uma venda pontual.

Este serviço pode ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas. No entanto, por ora, veremos mais a fundo como o link de pagamento pode ser utilizado como ferramentas de vendas para os negócios.

Como o link de pagamento funciona?

Por meio da plataforma ou aplicativo da empresa que fornece o serviço, o usuário cadastra um produto, atribuindo a ele um valor. Após isso, o sistema gera um link de pagamento que pode ser compartilhado por e-mail ou aplicativo de mensagens, como WhatsApp.

Quando o cliente recebe e clica no link, ele é redirecionado para a página com um checkout seguro.

É possível usar para vendas de produtos e serviços?

Sim, é possível. Na verdade, o link de pagamento pode ser criado tanto para mercadorias físicas e serviços, quanto para itens intangíveis, como produtos digitais.

Ao criar o link, normalmente não é obrigatório escrever uma descrição do item negociado. Nesse caso, basta inserir o valor e compartilhar o link gerado.

É preciso ter um e-commerce para criar um link de pagamento?

Não é necessário ter uma loja virtual para usar links de pagamentos, já que eles podem ser compartilhados por mensagens. Também não precisa usar nenhuma outra plataforma, a não ser a da empresa que fornece o serviço de pagamentos.

Dá para cadastrar mais de um produto ou serviço em um mesmo link?

É possível registrar diversos produtos em um único link, como se fosse um combo, por exemplo. Assim, o cliente efetua um único pagamento e compra diferentes itens que fazem parte de um mesmo pacote.

A empresa também pode somar o preço de diferentes produtos comprados pelo cliente e gerar um link para aquela compra específica.

Quais as vantagens de utilizar esse meio de captura de vendas?

O link de pagamentos traz muitas vantagens a empresas e empreendedores. Veja a seguir quais são elas:

Praticidade

Um dos principais benefícios é a praticidade. Com apenas alguns cliques, o link pode ser enviado para o cliente efetuar o pagamento.

Especialmente em época de isolamento social, em que vendas presenciais têm se tornado mais difíceis, contar com uma ferramenta de captura online é uma grande vantagem.

Mais independência

Quem usa um link de pagamento não precisa ter um site, maquininhas ou um e-commerce. Basta fazer um cadastro simples e rápido, e já enviar seus links para fazer as cobranças.

Assim, quem trabalha como autônomo e vende pelas redes sociais pode inserir o link na descrição do produto e já estará apto a receber os pagamentos.

Pagamento sem distrações

O link de pagamento redireciona o cliente para uma página livre de distrações. É diferente de uma página de checkout em um e-commerce, por exemplo, que pode conter diversas informações que podem fazer o usuário sair da página.

Por exemplo, no e-commerce, não é raro a página de checkout apresentar outras opções de compras para o cliente. Ele pode clicar nelas e talvez não voltar para fechar o pedido. No caso do link de pagamento, só haverá as opções de inserção de dados.

Como utilizar o link de pagamento no seu negócio?

O cenário atual da pandemia tem forçado muitas empresas a se reinventarem. Aquelas que apenas vendiam presencialmente, por exemplo, precisam aprender maneiras de entregar seus produtos e serviços à distância. E quando o assunto é a captura da venda, o link de pagamento se tornou uma saída muito interessante.

Assim, mesmo quem não tem condições de montar uma loja virtual, pode disponibilizar seus produtos em redes sociais e atrelar os itens a links de pagamentos, de uma forma rápida e fácil.

Mas esse link não é direcionado apenas para quem é autônomo. Qualquer tipo de serviço prestado por empresas, ou mesmo venda de produtos, também pode ser cobrado por ele.

Digamos, por exemplo, que sua empresa seja uma loja varejista que tenha feito um orçamento específico para um cliente. Ele ficou de pensar nos valores, mas você pode enviar um link de pagamento com o valor acordado, configurando uma data de validade. Dessa forma, mesmo à distância, o cliente pode fechar a venda, pois terá o link à disposição. Com isso, ele não precisa fazer a viagem até sua loja, e você não perde a compra.

Empresas que trabalham com delivery também podem fazer um bom uso dessa ferramenta, muitas vezes dispensando a necessidade de o entregador carregar a maquininha de pagamento.

As possibilidades de uso do link de pagamento são muito diversas. Essa pode ser a solução de vendas online para muitas empresas e empreendedores que precisam de um meio de captura eficiente, seguro e flexível.

Gostou das dicas? Então, acompanhe nosso blog e confira nossas novas postagens para ficar por dentro do mercado de meios de pagamentos!

Está gostando desse artigo?

Ver postagem

Pagamento recorrente: saiba como a recorrência pode ser importante para a sua empresa