Tendências para o e-commerce brasileiro em 2022
O que as tendências para o e-commerce brasileiro indicam sobre o mercado? Confira quais estratégias as grandes marcas no comércio eletrônico estão adotando.
A pandemia da covid-19 impulsionou de modo muito significativo as vendas no comércio eletrônico. Com o isolamento social, muitos consumidores que ainda não haviam experimentado as compras online perceberam a facilidade e a segurança das plataformas. Esse fenômeno também tem motivado o avanço de diversas tendências para o e-commerce.
É muito importante que as empresas estejam atentas a esses movimentos do mercado, pois podem contribuir para melhorar a experiência do cliente e, com isso, elevar os resultados de vendas.
Por isso, neste artigo, vamos listar algumas das principais tendências para o e-commerce. Além disso, saiba também quais os resultados que o comércio eletrônico tem alcançado no país e o que podemos esperar para os próximos anos.
O desempenho do e-commerce no Brasil
O e-commerce brasileiro bateu recorde de vendas em 2021. Com um crescimento de quase 27%, o faturamento do setor chegou a R$ 161 milhões no período. O estudo da Neotrust apresentou outros dados bem animadores.
Por exemplo, em relação ao volume de pedidos, o aumento foi de 16,9%, totalizando um número de 353 milhões de entregas. Outro avanço foi no ticket médio das compras, que cresceu 8,6% em relação ao ano anterior — por volta de R$ 455 por pedido.
Um levantamento feito pela Conversion revelou que somente até fevereiro de 2022, o número de acessos aos e-commerces brasileiros já ultrapassou 1,5 bilhão. Esses acessos ocorrem de três formas principais: em digitação direta da url na barra de endereços (44,3%), busca orgânica pelo Google (27,2%), tráfego pago (18,7%) e, menos expressivo, pelas redes sociais (3,1%).
A pesquisa leva em consideração os 10 maiores e-commerces do país, o que explica o acesso direto pelo endereço do site. No entanto, a pesquisa também aponta a importância das estratégias orgânicas aliadas a campanhas de mídia paga.
Tendências para o e-commerce em 2022
Como você pôde perceber, o e-commerce brasileiro está a todo vapor, e ainda existem muitas tendências que estão sendo exploradas pelos grandes players para se destacarem no mercado. Conheça as principais delas!
Phygital
Phygital é a união para duas experiências de consumo: física (physical) e digital. Apesar do grande avanço das compras online, uma tendência que tem ficado cada vez mais forte é a fusão desses modelos.
Uma pesquisa da Opinion Box revelou que 74% dos consumidores costumam pesquisar os produtos na internet antes de fazer a compra em lojas físicas. 69% fazem essa pesquisa em redes sociais, que é o ambiente onde as pessoas costumam expressar suas opiniões sobre os produtos.
Esses dados indicam que o consumidor deseja que a experiência online e física se misturem. Em muitos casos, ver e sentir o produto tem um impacto muito importante na decisão de compra. Ao mesmo tempo, a compra online traz a comodidade de encontrar os melhores preços com opções mais variadas.
Estratégia omnichannel
Tendo em vista esse comportamento digital, é importante que as marcas procurem integrar suas diferentes plataformas e seus pontos de venda. É o que chamamos de . A ideia é que diferentes canais de contato da empresa possam permitir ao cliente uma interação contínua e fluida, de modo que o cliente não sinta diferença entre o offline e o online.
Um exemplo prático é a possibilidade de o cliente comprar um produto na loja virtual e retirá-lo na loja física. Ou então, pode ser que ele compre na loja virtual e, se não gostar, vai até uma loja física para experimentar outros modelos e fazer a troca ou devolução.
O atendimento também precisa ser estruturado de um modo que haja um padrão de interação, e não haja barreira entre os diferentes ambientes. Por exemplo, em muitas lojas físicas é possível consultar informações sobre o produto lendo o código QR nas prateleiras, e até reservar o item via app.
Social Commerce
E-commerce se refere basicamente a compras feitas de modo online. Com a popularização das plataformas, novos modelos surgiram, gerando mais competitividade e dinamismo ao comércio eletrônico. Ao passo que as redes sociais tomam cada vez mais força, elas se tornam um ambiente fértil para fechar negócios.
Essas plataformas têm sido muito usadas pelos consumidores para se comunicar com as marcas, conhecer as novidades, fazer compras, pesquisar produtos etc. Em muitos casos, é possível usar de modo nativo essas plataformas para fazer compras.
Voice Commerce
O voice commerce se refere a compras por comando de voz. Aqui, são usadas assistentes virtuais, como a Alexa, da Amazon. E é literalmente essa a ideia: fazer compras sem precisar usar nenhum computador ou smartphone, basta fazer o pedido por voz.
Após informar à assistente o produto, o cliente recebe uma confirmação e são repassados dados de entrega e pagamento, no entanto, a configuração pode ser feita de uma forma que esses dados sensíveis sejam repassados posteriormente.
Live Commerce
O live commerce segue sendo uma das grandes tendências para o e-commerce neste ano. Especialmente na pandemia, em que as restrições de circulação foram maiores, lojistas, blogueiros e influencers aproveitaram para fazer lives para venda de produtos.
Apesar da recente popularização, a tendência não é tão recente. Na verdade, começou na China, em 2014, e foi aos poucos se espalhando pelo mundo. Podemos dizer que o live commerce é a digitalização daqueles programas de televisão que há anos fazem vendas ao vivo.
Formas de pagamento mais ágeis
À medida que as compras online ficam mais comuns, é natural que os consumidores desejam ter processos de pagamentos mais práticos e seguros. E essa tendência está se fortalecendo. Hoje já temos muitos métodos de captura que facilitam demais as transações tanto no ambiente físico, quanto nas compras online.
A tokenização, por exemplo, é o processo que fornece uma solução de segurança muito eficiente para armazenar dados sensíveis dos clientes. Dessa forma, transações podem ser realizadas rapidamente, sem que o usuário precise inserir todos os seus dados a cada compra.
Logistica e frete: pontos pick up e drop off
A verdade é que um dos grandes desafios do e-commerce é a logística. Afinal, o cliente quer receber seus produtos com agilidade e com o menor custo. O modelo PUDO (pick up e drop off) tem sido bastante usado para otimizar as entregas.
A ideia consiste no cadastro de pontos de coleta onde os produtos serão entregues. Assim, não é necessário que o produto chegue até o cliente. Em um local perto de sua casa, ele pode retirar a mercadoria com agilidade, no horário em que for mais conveniente.
Essas tendências para o e-commerce mostram que o mercado não para de evoluir, e o consumidor está atento às estratégias que as empresas adotam. Lembre-se que a preferência do público fica do lado das marcas que focam na experiência do cliente.
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