![hero](/static/hero-b12f70f354fad89e348473b19247a3e3.png)
disputa (chargeback)
O ideal é não participar de uma disputa, mas se acontecer é melhor estar preparado, né? Evite qualquer deslize no processo de disputa.
chargeback
É o valor financeiro que o Emissor devolve ao Credenciador e, dependendo da razão da disputa, é repassado ao Estabelecimento Comercial através de um débito em sua agenda financeira.
disputa
É o processo de contestação de uma transação iniciado pelo portador ou emissor do cartão.
![info](https://wpadmin.adiq.com.br/wp-content/uploads/2022/02/disputa_img_web.png)
os motivos para uma disputa acontecer
erro de processamento
Duplicidade de processamento;
Transação processada sem autorização ou negada;
Valor de transação ou número de cartão incorreto;
Entre outros.
desacordo comercial
Eu fiz a compra, mas não recebi minha mercadoria;
Recebi com defeito ou serviço não prestado;
Eu fiz apenas uma transação;
Cancelei a despesa e não recebi o estorno.
fraude
Esta transação não é minha;
Não conheço esse local;
Nunca realizei essa transação.
os casos para tratativa serão enviados por e-mail via planilha
Esse canal é exclusivo para o envio de documentos de suporte a disputa de transações.
api de chargeback
com a API é muito fácil obter dados de Chargebacks
filtro para consulta dos seguintes casos:
Chargebacks Recebidos (entradas)
Chargebacks em Tratamento
Chargebacks em Reapresentação
Chargebacks Debitados
Chargebacks por código | Razão de disputa.
você não perde o prazo!
Quando há necessidade do envio de documentação, você recebe um alerta via email.
área do desenvolvedor
![area-do-desenvolvedor](/static/developer-c0cee1990b9e55b47493dbda2aad1159.png)