Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

Navegue pelos temas e tire suas principais dúvidas sobre nossos produtos.

Principais perguntas

Bandeiras aceitas pela Adiq?

O cliente Adiq poder transacionar com as seguintes bandeiras:

MastercardVisaEloHipercardAmerican Express

As transações podem ser parceladas em até 12 vezes na opção crédito.

Como habilitar as Bandeiras para a minha maquininha?

Você poderá habilitar as bandeiras entrando em contato com o nosso Time Relacionamento e Experiência pelo telefone 4000-1442 ou e-mail: atendimento@adiq.com.br. Um Adiquer estará à disposição para tirar suas dúvidas e fará todo o processo de habilitação.

TID (Terminal ID)

O que é TID (Terminal ID)?

Cada maquininha possui um número lógico diferente.

Ele é o código que identifica a maquininha onde são realizadas as transações.

Caso necessite de um novo TID você poderá entrar em contato com o nosso Time Relacionamento e Experiência pelo telefone 4000-1442 ou e-mail: atendimento@adiq.com.br. Um Adiquer estará à disposição para tirar suas dúvidas e fará todo o processo de criação de um novo TID.

MID (Merchant ID)

O que é MID (Merchant ID)?

O Merchant ID (MID) é o identificador único de cada estabelecimento na Adiq. Com essa composição de números é possível que você efetue transações, o número MID é composto por:

017
Código da Adiq
05558014
Código da filial
065
Código de departamento
01705558014065

Exemplo acima fica da seguinte forma como MID completo.

NSU (Número Sequencial Único)

O que é NSU (Número Sequencial Único)?

É o número que identifica a transação. A NSU é importante para a conciliação/gestão financeira da sua empresa. Elas são encontradas nos comprovantes de vendas.

O que é código de autorização?

É o código composto por 6 dígitos gerado pelo banco emissor, esse código só é gerado quando há a aprovação da transação.

MCC (Merchant Category Code – Código de Categoria de Comerciante)

MCC é um código que informa a área de atuação de acordo com o CNAE da sua empresa. Através desse código definimos algumas regras e taxas de cobrança específicas.

MDR (Merchant Discount Rate – Taxa de Desconto do Comerciante)

MDR é a taxa cobrada pela adquirência sobre cada transação pelo uso de sua tecnologia. Ela pode ser diferente dependendo do número de parcelas e volume de vendas

Antecipação Adiq

Como faço para solicitar a antecipação pela Adiq?

A Adiq realiza a antecipação apenas de recebíveis capturados em nossa adquirência – não é possível antecipar transações realizadas em outros adquirentes.

Apenas transações de Crédito (à vista ou parcelado) Nacional podem ser antecipadas.

Temos dois tipos de antecipação:

Automática

 

Quando solicitado pelo cliente, ele poderá deixar de forma automatizada tendo as seguintes possibilidades:

  • Diária, toda venda em D+0 cai em D+1;
  • Semanal;
  • Quinzenal;
  • Datas específicas no mês.

Avulsa

 

O cliente solicita a antecipação conforme a sua necessidade.

Caso tenha interesse pelo nosso serviço de Antecipação, entre em contato com o nosso Time Relacionamento e Experiência pelo telefone 4000 – 1442. Um Adiquer estará à disposição para tirar suas dúvidas e fará todo o processo de liberação da Antecipação.

Como habilitar a antecipação?

Para ter acesso ao serviço de Antecipação de Recebíveis, o cliente precisará fornecer a documentação abaixo para análise e registro por parte da Adiq:

  • Termo de Autorização BS2: preencher com dados da empresa, dados do usuário que terá o acesso ao Portal e assinar por representante legal da empresa.
  • Contrato Social/ATA de assembleia/Procuração: documento que comprove que a pessoa que assinou o Termo, tem autonomia para representar a empresa.
  • Documento de Identificação do representante legal: documento com foto e assinatura do representante legal.

Os documentos são enviados para a área de cadastro, que irá avaliar e validar a habilitação do cliente para antecipar seus recebíveis. Após isso será enviado um e-mail de primeiro acesso ao Portal Antecipa no endereço eletrônico informado no termo.

No momento do 1º acesso ao portal, o responsável do cliente precisará registrar CNPJ e e-mail, onde receberá, então, uma mensagem com link para definição da sua senha de acesso e conclusão do cadastro.

Para prosseguir com a habilitação da sua antecipação basta entrar em contato com o nosso Time Relacionamento e Experiência pelo telefone 4000-1442 ou e-mail: atendimento@adiq.com.br. Um Adiquer estará à disposição para tirar suas dúvidas e fará todo o processo de habilitação.

Onde eu realizo a minha antecipação?

As antecipações são realizadas através do Portal Antecipa:

https://antecipa.bs2.com/

Pagamentos

Como recebo os meus pagamentos?

Os pagamentos das suas transações serão realizados na sua conta corrente.

Débito: A liquidação será efetuada em um dia útil após a transação.

Crédito: A liquidação será efetuada da seguinte forma:

  • À vista: 30 dias após a transação;
  • Parcelas: os pagamentos serão realizados no vencimento das parcelas, ou seja, 30, 60, 90 até a última parcela.
Transação de débitoTransação de créditoLiquidação da 2a parcelaLiquidação da 3a parcela
D+1
D+30
D+60
D+90

Você ainda está com dúvidas? Entre em contato com o nosso time de Relacionamento e experiência pelo telefone 4000-1442 ou pelo e-mail atendimento@adiq.com.br. A nossa equipe estará à disposição para tirar suas dúvidas.

O que devo fazer quando a minha conta/domicílio bancário está inválido ou cancelado?

É muito importante entrar em contato com o nosso time de Relacionamento e Experiência através do e-mail atendimento@adiq.com.br. O nosso time estará à disposição para te auxiliar como proceder.

Quais são os horários de pagamento?

Não antecipado

Horário que a CIP repassa os valores para as contas bancárias
Janela da manhã08h50 – 11h
Janela da tarde14h10 – 16h10

Antecipado

As antecipações automáticas entram na janela da manhã
Janela da manhã08h59SLA para solicitação10h30 – 11hHorário de pagamento
Janela da tarde12h59SLA para solicitação15h30 – 16Horário de pagamento

Cancelamento de Transações

Como cancelo as minhas transações?

Para cancelar suas transações é muito fácil.

Caso queira cancelar as transações no mesmo dia que ela foi feita, você poderá efetuar estorno através da própria maquininha.

Caso o cancelamento ocorra após a data da transação, é necessário entrar em contato com o time de Relacionamento e Experiência através do e-mail atendimento@adiq.com.br.

Até quando eu posso cancelar as transações?

Os prazos para cancelamento das transações são:

  • Cancelamento de Débito, pode ser feito até 90 dias depois das transações;
  • Cancelamento de Crédito, pode ser feito até 180 dias depois das transações;

Importante! Todos os cancelamentos serão avaliados, de acordo com a agenda financeira do estabelecimento.

Você ainda está com dúvidas? Entre em contato com o nosso time de Relacionamento e experiência pelo telefone 4000-1442 ou pelo e-mail atendimento@adiq.com.br. A nossa equipe estará à disposição para tirar suas dúvidas.

Chargeback

O que é Chargeback?

O Chargeback é uma disputa da transação, solicitada pelo portador do cartão diretamente ao banco emissor, que será tratado pelo Adquirente.

O Chargeback é executado em vários ciclos, sendo que no último a Bandeira é responsável por fazer a arbitragem da transação, ou seja, decidirá quem vai arcar com o prejuízo da transação.

Como funciona o Chargeback?

A Adiq dá um prazo de 5 dias úteis para o Estabelecimento enviar a documentação que comprove a veracidade da transação;

Pode não ser um Chargeback financeiro, quando o Portador do cartão não se recorda da transação, neste caso o estabelecimento envia a documentação para simples conferência.

Você ainda está com dúvidas? Entre em contato com o nosso time de Relacionamento e experiência pelo telefone 4000-1442 ou pelo e-mail atendimento@adiq.com.br. A nossa equipe estará à disposição para tirar suas dúvidas.

DIRF

O que é DIRF?

A DIRF demonstra os valores de comissão (MDR) que retemos do estabelecimento em cada mês (ref ao ano anterior), e também o valor do imposto sobre essa quantia que foi retida (não incluindo o aluguel).

É por meio da DIRF que os estabelecimentos comerciais prestam à Receita Federal informações relativas a beneficiários, valores de pagamentos, créditos e retenções do Imposto de Renda na Fonte (IRF).

Como recebo a minha DIRF da ADIQ?

Esse documento será enviado para o e-mail que está inserido em seu cadastro aqui na Adiq. Caso a Adiq não possua o seu e-mail, o envio será realizado via Correios em seu endereço cadastrado no momento do credenciamento.

Em quais casos a DIRF não é emitida?

A DIRF não é emitida para pessoas físicas e sobre os descontos aplicados referente a antecipação.

Mensagem de erros no terminal

Segue abaixo exemplos de códigos de erros que podem ser apresentados na maquininha:

00 Transação aprovada

 

Causa

A transação foi concluída com sucesso.

01 Consulte o emissor do cartão

 

Causa

O leitor de cartões não conseguiu obter/capturar autorização eletrônica.

Como agir?

Entre em contato com o emissor do cartão.

94 Transação duplicada

 

Causa

Transação duplicada

96 Problemas de Autorização / Emissor

 

Causa

Erro temporário durante o processo de autorização

Como agir?

Refaça a transação; se o erro persistir entre em Contato com a Central de Atendimento.

Quero fazer uma alteração de dado cadastral, o que eu faço?

Para realizar a alteração do nome fantasia, dados bancários, e-mail cadastrado, endereço, telefone, etc, basta entrar em contato em nossa central de atendimento: (11) 4000-1442 ou atendimento@adiq.com.br.