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A geração Z e o futuro dos meios de pagamento

Será que seu negócio está ignorando o enorme mercado da Geração Z? Entenda um pouco mais sobre esse grupo e como os meios de pagamento estão se adaptando a ele.

Meios de pagamentosmaio 02, 2024
media

As últimas décadas foram palco de uma transformação radical nos meios de pagamento. Do dinheiro em espécie aos cartões de crédito, passando pelas transações online e chegando até às carteiras digitais, as formas de comprar e vender se reinventam constantemente, adaptando-se às necessidades e expectativas de cada geração.

Entre os diferentes grupos, a geração Z é a que se destaca com a maior expectativa de consumo, em várias áreas da economia. Por isso, é essencial que as empresas entendam melhor como essa faixa etária compra e se comporta, e implementar tecnologias ou estratégias que melhorem sua experiência de compra.

É sobre isso que trataremos neste artigo. Continue a leitura e saiba como a geração Z pode contribuir para o crescimento do seu negócio!

Geração Z: a força disruptiva no mundo dos pagamentos

A Geração Z, nascida entre o final dos anos 90 e o início dos anos 2010, é a mais digitalmente conectada da história. Embora não se possa definir uma idade mínima ou máxima para esse grupo, no geral, sua faixa etária vai dos 12 aos 29 anos de idade. Assim, podemos dizer que é a geração mais jovem a ser introduzida nos hábitos de consumo.

Essa geração une a alta conectividade e conhecimento das novas tecnologias ao início do processo de autonomia financeira. São pessoas focadas nos estudos e na carreira. Essas características criam um cenário de jovens excessivamente dependentes da tecnologia e com maior dificuldade de desconectar do mundo online.

Embora existam diferenças individuais, a geração Z cresceu em um ambiente hiper conectado ao mundo online, comprometendo sua habilidade de interação na “vida real” e dificultando um equilíbrio entre o digital e o físico. A comunicação cara a cara pode também ser um grande obstáculo.

Você também já deve ter percebido que o ambiente online estimula a gratificação instantânea, ou seja, tudo está a distância de alguns cliques. No entanto, o ambiente real é muito diferente. Por causa disso, muitos jovens da geração Z também têm dificuldade de lidar com frustrações, atrasos e processos demorados.

Isso também moldou seus hábitos de consumo e suas expectativas em relação às marcas. Para essa geração, praticidade, segurança e rapidez são atributos essenciais em qualquer experiência de compra.

Mergulhando no universo de pagamentos da Geração Z

Com essa visão geral de como essa geração foi construída e moldada, podemos entender melhor qual a sua relação com o mundo dos meios de pagamento. Conheça algumas das tendências e comportamentos.

Mobile first

Um relatório divulgado pela Visa revelou que 10 em cada 6 jovens Z’s preferem usar dispositivos móveis para fazer compras digitais. Por isso, podemos afirmar que os smartphones são a principal ferramenta de compras da Geração Z. Apps e plataformas mobile oferecem praticidade e agilidade, permitindo que realizem compras com apenas alguns toques na tela.

Adeus filas e burocracias

Pagamentos instantâneos e sem fricção são a preferência da Geração Z. Eles valorizam experiências que eliminam filas, esperas e a necessidade de carregar dinheiro em espécie. Na verdade, muitas pessoas dessa geração tem certa aversão a bancos tradicionais pelos motivos mencionados, preferindo contas e outros serviços em fintechs.

Segurança acima de tudo

A Geração Z está ciente dos riscos cibernéticos e busca empresas que ofereçam medidas robustas de segurança para proteger seus dados e transações. Assim, a falta de tais soluções compromete a experiência de compra desse grupo.

Personalização e recompensas

Essa geração busca experiências personalizadas e recompensas que agreguem valor às suas compras. Oferecer benefícios exclusivos e programas de fidelidade pode fidelizar esse público. Assim, o diferencial entre escolher entre você ou a concorrência pode estar nas vantagens atreladas ao serviço.

Tecnologias disruptivas que conquistam a Geração Z

A partir desses dados sobre as tendências ligadas aos Z’s e sua participação no mercado de pagamentos, podemos listar algumas das principais tecnologias que podem ser adotadas pelas empresas.

Pagamentos por aproximação

A praticidade de aproximar o smartphone ou outro dispositivo da maquininha de cartão para realizar pagamentos instantâneos é um grande atrativo para a Geração Z.

Os membros da Geração Z estão acostumados com transações rápidas e fáceis. Eles preferem pagamentos sem contato, como NFC e QR codes, que eliminam a necessidade de manusear dinheiro ou cartões.

Carteiras digitais

Armazenar cartões de crédito, débito, transporte e outros em um único app facilita a vida da Geração Z e torna as compras ainda mais rápidas e seguras. São comuns entre eles as carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay. Essas plataformas oferecem conveniência, recompensas de fidelidade e gerenciamento de gastos.

Pagamentos biométricos

A biometria no mercado de pagamentos é uma tecnologia que utiliza características físicas únicas para autenticar transações financeiras. Essas características podem incluir:

●      impressões digitais;

●      reconhecimento facial;

●      reconhecimento de voz.

Entre os mecanismos de pagamentos biométricos mais usados estão a utilização de digitais e reconhecimento facial ou íris. Esses meios de realizar pagamentos oferecem um nível ainda maior de segurança e praticidade, que a Geração Z aprecia.

Conscientização financeira

Embora muitas vezes tenham sido estereotipados como inexperientes financeiramente, a Geração Z está cada vez mais consciente da importância do gerenciamento de dinheiro. Eles usam aplicativos para rastrear seus gastos e buscar opções bancárias inovadoras.

Outra tendência que mostra seu desejo de garantir maior sucesso na área financeira. Segundo a pesquisa da Visa, há um grande interesse por parte desses jovens em investir em NFTs e criptomoedas. 59% deles acreditam que podem acumular riqueza por investir nessas criptomoedas.

Adoção de tecnologias do futuro para conquistar a Geração Z

Implementar as tecnologias de pagamento inovadoras que a Geração Z busca é crucial para empresas que desejam se destacar no mercado e conquistar esse público ávido por experiências ágeis, seguras e personalizadas.

A Adiq, empresa especializada em soluções de meios de pagamento, oferece um portfólio completo de soluções para ajudar empresas a se adaptarem às necessidades da Geração Z e colocarem seus clientes à frente da concorrência.

Independentemente de qual seja seu ramo de atuação, seu negócio precisa estar alinhado com as novas tendências adotadas pela geração Z. Esteja aberto às novas soluções que não somente atraem esse grupo nativo digital, mas também que conferem mais praticidade e segurança as suas transações.

Seja nosso parceiro! Fale com o nosso time comercial e descubra como a Adiq pode te ajudar a conquistar a Geração Z e impulsionar suas vendas.

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