Carteira digital: saiba o que são as e-wallets

Você já tem uma carteira digital? As carteiras digitais estão movimentando o mercado de pagamento e trazem muitas facilidades. Entenda melhor como elas funcionam!

TecnologiaOutubro 09, 2020

O surgimento da carteira digital movimentou o setor de pagamentos nos últimos anos. Também chamadas de e-wallets, as carteiras digitais facilitam o dia a dia do usuário e cada vez mais estão substituindo o dinheiro vivo. Você sabe como elas funcionam? Por acaso, já tem a sua?

Neste artigo, vamos explicar de forma bem clara e detalhada o que é e quais as vantagens de uma carteira digital.

O que é uma carteira digital?

As carteiras digitais são aplicativos instalados em smartphones, computadores ou outros dispositivos que são usados para fazer pagamentos em lojas físicas ou virtuais. Para isso, basta você cadastrar seu cartão de crédito no respectivo app. Assim, o usuário não precisa compartilhar seus dados de cartão em compras online, nem levar o plástico para a rua, bastando utilizar apenas a carteira digital. Muito prático, não é mesmo?

Além de usar o cartão de crédito cadastrado no aplicativo para fazer pagamentos, as plataformas também permitem que você faça transações com o próprio saldo da e-wallet. O depósito na carteira digital pode ser feito via boleto bancário, transferência bancária ou mesmo ao receber pagamentos de usuários que também usam a mesma plataforma.

Como funciona ou como usar uma carteira digital?

As carteiras digitais funcionam por meio de aplicativos para smartphones ou tablets. Assim, para efetuar o pagamento, você precisa ter um desses dispositivos em mãos. O funcionamento é muito prático.

Ao fazer a compra no estabelecimento, o usuário abre o aplicativo da sua carteira digital. A transmissão dos dados ocorre via bluetooth, NFC (Near Field Communication) ou mesmo com um QR Code. A maior parte dos sistemas funcionam via QR Code, que é o método mais fácil, já que todos os smartphones contam com uma câmera.

Assim, para validar a compra, o QR Code vai ser exibido na maquininha de cartão, no site ou mesmo no aplicativo do vendedor. Então, o usuário lê o código por meio do app e aceita a transação, digitando uma senha ou usando o próprio sensor de impressões digitais.

Para compras em um e-commerce, nem sequer é necessário ter um smartphone. Em muitos casos, basta escolher a opção da sua carteira digital no checkout, se ela estiver disponível. Então, você faz o login com seus dados de acesso e confirma a transação.

Vantagens da carteira digital

Talvez você se pergunte: “Mas eu poderia simplesmente usar meu cartão de crédito”. É verdade. Mas as carteiras digitais trazem muitas vantagens que vão fazer você repensar seus conceitos.

Praticidade no processo

O checkout com uma carteira digital é muito mais prático e rápido. Afinal, não é necessário andar com cartões de crédito, pois você só vai precisar usar o smartphone, que já está conosco o tempo todo.

Além disso, não é preciso tirar a carteira do bolso. Basta abrir o aplicativo e apontar a câmera para o código, ou mesmo encostar na máquina, no caso do NFC. Também não é necessário usar senhas, pois, com o smartphone, a autenticação pode ser feita via biometria. Isso representa ganho de tempo para o cliente e para a loja.

Mais segurança

Podemos afirmar também que o processo é muito mais seguro. Digamos, por exemplo, que você vai fazer uma compra em uma loja online. Nesse caso, não vai ser necessário digitar os dados sigilosos do seu cartão. Assim, não há o risco de alguma fraude ocorrer.

Do ponto de vista do e-commerce, essa ferramenta também é muito vantajosa, porque as chances de ter os dados dos seus clientes vazados são muito menores. Afinal, toda a transação é criptografada, e o lojista não gerencia o registro do cartão.

Sem burocracia

Embora não possa ser comparada a uma conta bancária, existem algumas funções das carteiras digitais que funcionam de modo mais dinâmico e simplificado do que os processos bancários.

Além disso, para ter sua carteira digital, o cadastro é bem rápido e simples. Basta baixar o app ou acessar o site do app e abrir uma conta.

Ficou interessando em ter uma carteira digital? Realmente, as e-wallets cumprem muito bem sua função, com segurança e praticidade. Elas ainda têm muito para evoluir, podendo atingir um público cada vez maior.

Gostou do nosso conteúdo? Então, acompanhe nosso blog. Sempre temos novidades com artigos muito relevantes sobre o mercado de pagamentos!

Está gostando desse artigo?

Últimas de “Tecnologia

VEJA TODAS
Ver postagem

Pagamento Instantâneo: O que é o PIX?

Ver postagem

NFC: conheça essa tecnologia de pagamento que vem ganhando força