Cashback — o que é e como se beneficiar dessa modalidade?
Quem não gosta de cashback, não é mesmo? Será que essa estratégia vale a pena para o seu negócio? Entenda como funciona!
Dinheiro de volta. Esse é o significado de cashback — termo que se tornou muito popular nos últimos anos no Brasil entre os clientes de instituições de pagamento. A ideia é simples: o cliente faz uma compra usando o meio de pagamento participante e recebe de volta em sua carteira ou conta um percentual do valor pago.
Essa tem sido uma das principais estratégias praticadas no mercado de meios de pagamentos para atrair e fidelizar mais clientes. Pensando nessa forte tendência, produzimos este artigo para você entender tudo sobre cashbacks: o que são, como funcionam, suas vantagens e como implementar!
O que é cashback?
Cashback significa “dinheiro de volta” e trata-se de um tipo de programa de fidelidade iniciado nos anos 90 em países como Canadá, Reino Unido e Estados Unidos. Nessa modalidade, o cliente faz a compra e parte do investimento retorna ao seu bolso.
A primeira companhia a começar a colocar a ideia de reembolso em prática foi a Ebates. Já no Brasil, a estratégia foi iniciada pela Méliuz em 2011, mas ficou mais popular a partir de 2019. Por meio dessa dinâmica, o cliente era recomendado como em um programa de fidelidade.
Como funciona?
Existem diferentes tipos de cashbacks e, portanto, o funcionamento varia. O cliente pode receber o recurso em forma de dinheiro em sua conta bancária para usar como quiser. Também há possibilidade de ter o cashback depositado em uma carteira digital, ficando restrito a usá-lo para produtos específicos.
Também existe o cashback social, em que o recurso é direcionado para instituições carentes indicadas pelo cliente. Apesar das diferenças de como ocorre o reembolso, a ideia do dinheiro de volta sempre permanece.
Dependendo do programa, o cliente pode ter o cashback integral do valor pago ou apenas um percentual dele — geralmente fica entre 0,5% e 50%. Isso vai depender das parcerias feitas e dos produtos escolhidos.
Em todos os casos, o cashback se torna uma motivação para a compra, já que o retorno funciona como um desconto do valor pago. Por exemplo, digamos que a promessa seja de 15% do preço em produtos selecionados de uma determinada loja. Se o cliente comprar um liquidificador de R$100, ele receberá R$15 de volta. Assim, o produto terá saído por R$85.
O cashback também pode ser fixo, ou seja, a partir de uma faixa de preço, o cliente tem de volta um valor específico. Por exemplo, compre acima de R$ 150, ganhe R$ 30. Esse reembolso pode ser feito no ato da compra ou pode levar um tempo predefinido pela plataforma.
Do ponto de vista do negócio, diferentes empresas fazem parceria, pagando para anunciar no site ou no app. Quando a compra é feita, o valor é dividido com quem comprou. Então, todos saem ganhando: a empresa de cashback conquista uma parte da comissão, o cliente ganha o reembolso parcial e a loja impulsiona suas vendas.
Quais as vantagens do cashback?
Os benefícios de participar de um programa de cashback para o cliente são claros. Mas que vantagem há para a empresa adotar essa estratégia? Considere alguns deles:
- aumento da carteira de clientes: o cashback atrai muitos novos clientes para a loja. Eles estão em busca de melhores oportunidades de compras, e o cashback fornece essa possibilidade de ter parte do investimento reembolsada;
- fidelização de clientes: se o cliente percebe vantagens em suas compras, ele certamente vai permanecer consumindo da loja. Em algumas plataformas, é possível visualizar a soma de todos os ganhos, aumentando a percepção de valor em relação ao programa. Com isso, aumentam-se as chances de recompra;
- recomendação a terceiros: se o cliente encontra vantagens nas compras, certamente vai recomendar para amigos e familiares, potencializando as chances de você aumentar sua base de compradores;
- maior visibilidade: o cashback é uma vantagem na qual os consumidores estão de olho. Assim, se a empresa fornece um reembolso vantajoso, ela ganha bastante visibilidade no mercado;
- mais dados sobre clientes: um simples cadastro na plataforma de cashback fornece diversas informações sobre o cliente. Com esses dados, você pode entender o comportamento de consumo do seu cliente para planejar campanhas promocionais mais eficientes, com base nos seus interesses e em suas necessidades.
Quais as plataformas de cashback mais conhecidas?
Existem diferentes ferramentas e plataformas que permitem implementar o cashback feito na empresa. Confira algumas das mais populares!
Méliuz
Como já mencionamos, esta é a primeira empresa de cashback em território nacional e a responsável por trazer esse tipo de programa para o Brasil. Não é para menos que seria uma referência nesse assunto. Além do cashback que pode ser feito ao ativar a função pelo app ou pagar com o cartão de crédito da empresa, o cliente também conta com cupons para obter descontos especiais em suas compras.
Também é possível conseguir cashbacks em compras nas lojas físicas parceiras, bastando pagar com um dos cartões registrados no app do Méliuz em uma maquininha da Cielo.
PicPay
O PicPay é uma carteira digital utilizada para pagar contas, fazer transferências entre pessoas e também fazer compras em lojas físicas. O sistema de cashback funciona em pagamentos feitos em máquinas Cielo, Getnet e Rede ou em estabelecimentos com uma conta empresarial do PicPay. Com isso, o cliente pode reembolsar 5%, limitando-se a R$ 50 por mês para cada usuário.
Ame Digital
O Ame Digital é outro programa de cashback bem conhecido entre os brasileiros. O aplicativo pode ser usado para fazer compras em lojas parceiras, online ou físicas. Grandes marcas como Submarino, Shoptime, Lojas Americanas e Sou Barato estão na lista de possibilidades de cashback. Por vezes, o app também permite receber um reembolso em pagamentos de contas.
O aplicativo do Ame Digital também funciona como uma carteira digital, permitindo assim que o saldo possa ser transferido para contas de outros usuários.
Beblue
Com um cadastro rápido usando o CPF, é possível se registrar para receber cashbacks. A diferença aqui é que a plataforma funciona para lojas físicas cadastradas. Por meio do site, é possível consultar as parcerias. O estabelecimento precisa ter uma maquininha da Beblue, por meio do qual o lojista insere os dados do cliente.
Vale a pena?
Com tantas vantagens que falamos aqui, certamente os programas de cashback valem muito a pena e podem ajudar o negócio a atrair mais compradores e fidelizar sua base de clientes. A adesão às plataformas é simples e abre uma ampla margem de oportunidades.
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