Go-to-market: como usá-lo para o lançamento de um produto
Saiba o que é go-to-market, quais são os seus pilares, quais são os seus benefícios e como colocá-lo em prática para o lançamento de um produto.
Você tem uma ideia incrível para um produto ou serviço, mas não sabe como apresentá-lo ao mercado? Você quer que o seu lançamento seja um sucesso, mas não tem certeza de quais estratégias usar? Então você precisa conhecer o go-to-market, uma metodologia que vai te ajudar a planejar e executar o seu projeto de forma eficiente e assertiva.
Neste artigo, vamos explicar o que é go-to-market, quais são os seus pilares, quais são os seus benefícios e como colocá-lo em prática. Ficou curioso? Então continue lendo e descubra tudo sobre essa ferramenta poderosa!
O que é go-to-market?
Go-to-market é uma estratégia que visa definir como a empresa vai inserir seu produto ou serviço em um mercado específico, pensando em etapas de segmentação, posicionamento, canais de distribuição, comunicação e precificação.
O objetivo é alcançar a aceitação desejada, gerar receita e lucratividade. Além disso, independentemente do tempo que a empresa atua no mercado, a estratégia pretende uma diferenciação da concorrência. Assim, o go-to-market se torna ideal para empresas que vão lançar novos produtos ou serviços, que estão se reestruturando ou que querem expandir o seu negócio.
Quais são os pilares do go-to-market?
O go-to-market se baseia em três pilares principais: produto, público e divulgação. Cada um deles deve ser bem definido e alinhado com os objetivos da empresa. Veja a seguir o que cada pilar envolve.
Produto
É o bem ou serviço que a empresa oferece ao mercado. É preciso entender bem o que se deseja vender, quais são as suas características, benefícios, diferenciais e vantagens competitivas. Também é importante definir o ciclo de vida do produto, o seu estágio de maturidade e o seu potencial de crescimento.
Todos os aspectos do produto devem ser estudados, tais como:
- embalagem;
- experiência do cliente ao consumi-lo;
- cheiro;
- design e outros aspectos relacionados ao branding;
- os custos de produção;
- sua diferenciação no mercado;
- que necessidades do público são supridas com o serviço ou produto.
Público
É o segmento de mercado que a empresa pretende atingir com o seu produto ou serviço. É preciso conhecer bem o perfil, as necessidades, as dores, as preferências e os hábitos de consumo do público-alvo. Também é importante identificar as personas, os influenciadores e os tomadores de decisão.
A definição de um público (ou mais especificamente, uma persona) é fundamental haja vista que essa figura vai nortear todas as estratégias de lançamento e gestão do marketing do produto.
Divulgação
É o conjunto de ações de marketing e comunicação que a empresa vai utilizar para promover o seu produto ou serviço no mercado. É preciso definir quais são os canais de distribuição mais adequados, quais são as mensagens-chave, quais são os meios de divulgação mais eficazes e quais são as métricas de avaliação.
Alguns desses canais podem incluir:
- redes sociais;
- eventos e feiras do setor;
- mídia offline — como panfletos e outdoors;
- lojas físicas;
- plataformas de e-commerce;
- lojas virtuais;
- franquias.
Com base nesses 3 pilares se sustenta a estratégia de go-to market. Essas ações geram ganhos surpreendentes no alcance e na força de mercado do serviço ou produto lançado. Entenda por quê!
Quais são os benefícios do go-to-market?
A aplicação da estratégia go-to market promove ganhos muito importantes que vão aumentar as chances de sucesso do seu produto. Veja só!
Aumento da visibilidade e da credibilidade da marca no mercado
Lembra que o go-to market visa posicionar à empresa e ao seu produto ou serviço um posicionamento diferenciado e atrativo para o público-alvo?
Ao definir um segmento de mercado, uma proposta de valor, um canal de distribuição e uma estratégia de comunicação, fica muito mais fácil aumentar a sua presença e a sua reputação no mercado, gerando mais reconhecimento e confiança dos clientes potenciais.
Aumento da satisfação e da fidelização dos clientes
Ao estudar a fundo seu público-alvo, você consegue entender as necessidades, as dores, as expectativas e as preferências dos clientes Dessa forma, seu time vai construir e entregar uma solução que resolva os seus problemas e supere as suas expectativas.
Essa forte percepção de valor permite à empresa aumentar a satisfação e a lealdade com os clientes, criando um relacionamento duradouro e rentável.
Aumento da receita e da lucratividade do negócio
Esse benefício é alcançado na medida em que o negócio consegue definir um preço adequado, criando também estratégias de promoção eficazes. O uso inteligente dos recursos é visto desde o investimento.
Ao otimizar o retorno sobre o investimento (ROI), a empresa consegue aumentar a sua receita e a sua margem de lucro, garantindo a sua sustentabilidade financeira.
Redução dos custos e dos riscos associados ao lançamento
Nunca é fácil determinar quanto de investimento é necessário para garantir um lançamento de sucesso. Porém, com processos de pesquisa de mercado, análise da concorrência, teste de validação e plano de contingência, é possível reduzir as incertezas e os erros. Fica mais fácil determinar onde estão os erros e, com isso, reduzir os desperdícios, perdas e reclamações, aumentando a sua eficiência operacional.
Otimização dos recursos e dos processos internos
Imagine um alinhamento perfeito entre todas as áreas de desenvolvimento, marketing, vendas, atendimento e pós-venda em torno de um objetivo comum! Ao integrar as equipes e as ferramentas, a empresa consegue melhorar a sua produtividade, a sua qualidade e a sua agilidade, aumentando a sua competitividade no mercado.
Melhoria contínua da qualidade do produto ou serviço
O foco está sempre no cliente e na sua satisfação ao consumir o novo produto ou serviço. Com isso, todas as ações correm no sentido de aprimorar a qualidade do produto ou serviço oferecido pela empresa, ao coletar feedbacks dos clientes, analisar dados de desempenho, identificar oportunidades de melhoria e implementar ações corretivas e preventivas.
Essa cultura de inovação e aprendizado impulsiona a empresa e a torna capaz de se adaptar às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes, mantendo-se relevante e atrativa.
Como colocar o go-to-market em prática?
Tendo em vista tantas vantagens de colocar o go-to-market em prática, como dar os primeiros passos? Considere estas ações a seguir:
- definir os objetivos e as metas da estratégia;
- realizar uma pesquisa de mercado para identificar as oportunidades e as ameaças;
- analisar a concorrência e definir o posicionamento da marca;
- desenvolver a proposta de valor do produto ou serviço;
- segmentar o público-alvo e criar as personas;
- escolher os canais de distribuição mais adequados;
- elaborar um plano de comunicação integrada;
- estabelecer o preço do produto ou serviço;
- implementar a estratégia e monitorar os resultados;
- avaliar o desempenho e fazer os ajustes necessários.
Deseja lançar um novo produto no mercado? Então, você já aprendeu que o go-to-market é uma estratégia indispensável para não perder tempo e dinheiro. Use-o para planejar e executar o seu projeto com eficiência e precisão, gerando valor para os clientes e para o negócio.
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