O que é checkout transparente?
Com o checkout transparente, o cliente não é redirecionado para fora da loja virtual para fazer o pagamento, agilizando o processo de vendas. Entenda melhor como ele funciona!
Para ter sucesso nas vendas no e-commerce, é importante investir em uma boa experiência de compras para o cliente. Quanto mais fácil e fluida for a navegação, menores as chances de abandono do carrinho. Por esse motivo, muitas lojas virtuais têm apostado no checkout transparente, também conhecido como checkout invisível ou simples.
Apesar de muito se falar nessa estratégia, poucos sabem como implementá-la. Pensando nessa necessidade, produzimos este conteúdo para você entender melhor todos os tópicos referentes à criação de um checkout transparente e que motive a compra. Continue a leitura e saiba mais!
O que é checkout transparente?
O termo checkout significa literalmente “verificação de saída” e é utilizado em diferentes contextos. No e-commerce, refere-se à finalização da compra online, quando o cliente já está com os produtos no carrinho e precisa fazer um cadastro pessoal e o pagamento.
O checkout transparente é uma ferramenta que permite que o comprador passe por todos os processos de compra sem sair do ambiente da loja virtual, ou seja, sem ser redirecionado para realizar o pagamento em uma página de terceiros. Mas como isso acontece?
Embora o cliente se mantenha na página, no back-end, há uma troca de dados entre a loja virtual e o processador de pagamentos, mas isso não modifica o que o cliente está vendo na tela. Bem, isso é fácil de entender, mas será que esse recurso faz tanta diferença nos resultados da loja virtual?
Qual a importância do checkout transparente para o e-commerce?
Há muitos motivos para você utilizar esse recurso em sua loja virtual, mas separamos alguns que mais impactam na experiência do usuário e, logo, no volume de vendas.
Maior confiabilidade
Quando o consumidor é redirecionado para outra página para inserir dados sensíveis e particulares, como números do cartão de crédito e CPF, é natural que ele fique desconfiado. E se ele se sentir inseguro, provavelmente vai abandonar a compra. Cerca de 19% dos usuários desistem por preocupação com a segurança.
Por outro lado, se ele permanece na mesma página de um site que ele já confia e está decidido a realizar a compra, as chances de conclusão são muito maiores.
Melhor experiência de compra
O ambiente virtual de compras é um local propenso a muitas distrações. Basta receber uma notificação para o usuário deixar sua página e iniciar outra atividade. Por isso, é importante apostar em um checkout rápido, fluido e descomplicado.
Quando a loja virtual decide investir no checkout transparente, ela fornece ao cliente um ambiente fluido e coeso. É possível, por exemplo, apresentar uma barra de progresso ao longo do processo de compras, motivando um foco maior até chegar à etapa de pagamento.
Agilidade
Podemos destacar a agilidade como um tópico à parte, apesar de estar relacionada à experiência do cliente, pois essa é uma das principais vantagens. Com um checkout transparente, o usuário passa por menos telas até fechar a compra, agilizando o processo.
Autoridade da marca
Ao fazer com que o cliente permaneça em seu domínio no checkout, a loja tem mais condições de trabalhar um layout unificado, que expresse a identidade visual da marca. Em outras palavras, trata-se de uma página que será mais facilmente personalizada com a paleta de cores e o estilo do seu site.
Por outro lado, se o comprador é redirecionado, ele vai se deparar com um design do intermediador de pagamento, gerando distrações ao longo da jornada e enfraquecendo a autoridade da marca.
Como criar um checkout transparente?
Agora que você já viu a importância do checkout transparente e os efeitos que ele pode trazer aos seus resultados de vendas, é hora de entender como configurar esse recurso na sua loja virtual.
A implementação normalmente funciona por meio de uma API, ou seja, um código fornecido pelo seu processador de pagamento que deve ser instalado na sua página de checkout. Ele será o responsável por fazer a comunicação entre sua loja de vendas e a instituição financeira.
Dependendo da plataforma de e-commerce, como WooCommerce ou Shopify, seu intermediador de pagamentos também pode fornecer apps ou plugins que são instalados na plataforma e facilitam o processo de integração.
O checkout transparente é um dos recursos básicos para garantir ao cliente uma navegação fluida e segura em sua jornada de compra. Os resultados são muito evidentes no volume de vendas e no fortalecimento da marca aos olhos do público. E sua loja virtual, já conta com o checkout transparente?
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