Por que implementar a autenticação de dois fatores (2FA)?
Precisando aumentar a segurança no acesso aos sistemas da sua empresa? Então, entenda como a autenticação de dois fatores pode ser um diferencial na proteção aos dados do seu negócio.
A autenticação de dois fatores — 2FA, sigla para Two Factors Authentication — é uma das técnicas mais relevantes na área da segurança digital para garantir maior proteção aos dados pessoais dos usuários. Diversos serviços já utilizam esse método, de forma que sua usabilidade já está bastante difundida entre empresas e clientes.
Apesar de ser bastante comum em aplicativos de e-mail, mensagens e bancários, a autenticação de dois fatores também está sendo utilizada em outros segmentos empresariais, proporcionando mais segurança para negócios e clientes.
Neste artigo, você vai entender melhor como funciona o 2FA, quais as vantagens de implementar esse sistema e como fazer isso.
O que é autenticação de dois fatores (2FA)?
A autenticação de dois fatores é uma técnica de proteção a acessos a sistemas que incrementa uma camada de segurança no momento da autenticação de um usuário a uma plataforma ou um aplicativo. O objetivo é comprovar a identidade da pessoa que está tentando acessar o sistema. Para isso, exige-se do usuário pelo menos dois dos seguintes fatores:
- algo que o usuário sabe: como senhas, respostas a perguntas secretas ou PINs;
- algo que o usuário tenha: como códigos enviados por e-mail e SMS, geração de códigos em apps do smartphone e chaves de segurança física.
- alguma característica biométrica do usuário: como impressão digital, reconhecimento facial ou voz.
Ao combinar dois desses fatores, o sistema pode comprovar que a tentativa de acesso é legítima.
Como funciona?
Em primeiro lugar, o sistema precisa fornecer ao usuário a possibilidade de configurar a autenticação de dois fatores, que pode ser opcional ou obrigatória. Então, dentro do próprio sistema, o usuário informa o segundo fator de autenticação, conforme as opções disponíveis.
Após configurado, o sistema em que o usuário for fazer o login vai exigir o código do segundo fator de autenticação. Essa solicitação pode ocorrer a cada acesso ou toda vez que o usuário usar um novo navegador ou dispositivo para entrar no sistema.
Quais os tipos de 2FA?
Ao configurar um segundo fator de autenticação, a plataforma disponibiliza algumas opções. Confira as mais usadas!
Entrega de SMS ou e-mail
A autenticação via código entregue por SMS ou e-mail é um dos fatores mais comuns, mas não um dos mais seguros. A ideia é simples: uma sequência alfanumérica é enviada ao número de telefone ou e-mail cadastrado. Esse código deve ser inserido no momento do login.
A desvantagem desse modelo é que o SMS e o e-mail são meios facilmente acessíveis pelo próprio smartphone, sem a necessidade de uma autenticação adicional para verificar o código. Assim, os dois fatores de autenticação ficam rapidamente disponíveis no mesmo aparelho, sem uma proteção adicional. É uma facilidade que também pode ser um risco.
Autenticador via app mobile
O autenticador mobile é um aplicativo instalado no smartphone que gera códigos aleatórios, ou tokens. Normalmente não precisa de internet ou conexão com a rede telefônica para funcionar. Outra diferença dos códigos via SMS e e-mail é que o acesso ao aplicativo do autenticador também exigirá uma senha, o que adiciona uma camada a mais de segurança.
Autenticação biométrica
A autenticação biométrica utiliza características físicas ou comportamentais para comprovar a identidade do usuário, como reconhecimento facial, dos olhos, da voz e impressão digital. Primeiro, as soluções fazem essa leitura e gravação dos dados. Então, no momento do login, solicitam a leitura para comparar os dados biométricos.
Push Notification
A autenticação nesse caso é feita por meio de uma notificação enviada para um aparelho confiável do usuário. Assim, funciona como um alerta. Dessa forma, bastará o usuário clicar na opção de autorizar o login quando a notificação for exibida.
Onde a 2FA é normalmente usada?
A autenticação de dois fatores é utilizada em diversos serviços, como:
- plataformas de e-commerce;
- ambientes privados corporativos;
- contas de e-mail;
- aplicativos de mensagens;
- aplicativos de gestão de senhas;
- contas e transações bancárias.
Mas porque é tão importante investir nessa tecnologia de segurança? Entenda mais!
Por que utilizar essa tecnologia?
O investimento em uma tecnologia de segurança como a autenticação de dois fatores pode prevenir muitas fraudes.
Previne ataques de cibercriminosos
Infelizmente, ter a senha como único método de validação para acesso a sistemas não é mais suficiente para prevenir ataques de cibercriminosos.
A autenticação de dois fatores incrementa uma camada a mais de segurança que dificulta o acesso de pessoas não autorizadas. Mesmo que o criminoso tenha acesso a senha, a 2FA ativada vai impedir que o hacker acesse o sistema, pois o login falhará.
Protege a empresa de problemas legais
Caso um hacker consiga ter acesso aos dados do usuário, ele pode causar muitos prejuízos. É dever da empresa implementar soluções que protejam os dados pessoais de seus usuários. Se o sistema de segurança falhar e os registros vazarem, o negócio poderá ter sérios problemas com multas e processos judiciais, conforme as regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Resguarda a imagem da empresa
Uma das informações que os hackers mais desejam são números de cartões de crédito, telefone, e-mail e outras informações usadas para aplicar golpes. Ter o nome da empresa associada a esse tipo de golpe pode fazer o negócio perder força no mercado.
Como implementar no sistema da empresa?
A implementação do método de autenticação de dois fatores depende da plataforma utilizada pela empresa. No marketplace, por exemplo, é preciso verificar a disponibilidade que a plataforma fornece.
Em sites construídos com WordPress, é possível instalar plugins para implementar o sistema no processo de login. Também existem empresas que fornecem soluções especializadas para cada formato desejado.
Com o aumento dos golpes e tentativas de invasão de sistemas online, é muito importante que a empresa adote soluções mais robustas para proteger seus clientes e dados corporativos. Nesse sentido, a autenticação de dois fatores representa uma ferramenta simples, porém, muito eficiente para aumentar a segurança no acesso às plataformas.
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