Adiq Logo

O que é TEF (Transferência Eletrônica de Fundos)?

Saiba o que é TEF, como ele funciona na prática, quais são os seus benefícios e tipos, e como implementá-lo na sua empresa. Leia mais!

Meios de pagamentosabril 26, 2023
media

Você já se perguntou como funciona o pagamento por cartão de crédito ou débito na sua loja? Como o valor da compra é registrado na maquininha? Como a operadora de cartão é comunicada da transação? Como a empresa controla as vendas e as finanças? A resposta para todas essas perguntas está em um sistema chamado TEF, que significa Transferência Eletrônica de Fundos.

Neste artigo, você vai aprender o que é TEF, como ele funciona na prática, quais são os seus benefícios e tipos, e como implementá-lo na sua empresa. Acompanhe!

O que é TEF?

TEF é a sigla para Transferência Eletrônica de Fundos. É um sistema que permite que as compras por cartão de crédito ou débito sejam processadas de forma integrada ao software de registro de vendas da empresa.

Ele também facilita a comunicação entre o estabelecimento e a operadora de cartão, graças ao uso de uma maquininha especial chamada pinpad. Ele é conectado a um computador ou a um sistema de gestão de vendas da empresa, que registra as transações e se comunica com a operadora de cartão.

O pinpad é diferente de uma maquininha comum, pois ele não precisa digitar o valor da compra nem selecionar o tipo de pagamento. Essas informações já são enviadas pelo sistema da empresa, que integra o pinpad ao software de registro de vendas

Como funciona?

O fluxo de pagamento com o uso do TEF é bastante simples e prático, tanto para o cliente, quanto para o operador de caixa:

  • o operador de caixa registra os produtos e o valor da compra no software de gestão da empresa e seleciona a forma de pagamento (débito ou crédito) e o número de parcelas;
  • o software libera o pagamento no pinpad, que solicita ao cliente que insira o cartão e digite a senha, ou aproxime o cartão ou dispositivo NFC. Ele também pode exibir o código QR para pagamento via Pix;
  • o pinpad envia os dados da transação para o software, que se comunica com a operadora de cartão do cliente;
  • a operadora de cartão verifica se o cliente tem saldo ou limite suficiente e autoriza ou não a venda;
  • o software e o pinpad recebem a confirmação da operadora e imprimem o comprovante para o cliente;
  • o software registra as informações da venda e as concilia com as finanças e o estoque da empresa;
  • a operadora de cartão repassa o valor da venda para a conta bancária da empresa em um prazo determinado.

Todo esse fluxo ocorre em questão de segundos, com toda a segurança e comodidade.

Qual a diferença entre TEF e POS?

É comum haver confusão entre TEF e POS, já que ambos os sistemas são utilizados para realizar transações de venda e pagamento com cartão de débito ou crédito. Eles têm algumas diferenças entre si.

Como mencionamos, o TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) é um sistema que permite o processamento das compras por cartão de forma integrada ao software de registro de vendas da empresa. por isso, é indicado para empresas que têm um grande volume de vendas por cartão e que querem integrar as transações ao seu sistema de gestão.

O POS (Point of Sale ou Ponto de Venda), conhecido como maquininha de cartão, é um sistema que conta com vários dispositivos eletrônicos em um único aparelho, incluindo um computador, monitor, teclado, leitor de cartão, impressora e outros componentes.

A maquininha POS é portátil e pode ser levada de um local para o outro, de acordo com a necessidade do cliente. Por isso, é ideal para empresas que precisam de mobilidade e praticidade na hora de receber os pagamentos. Mas não é tão prática ao lidar com um alto volume de transações.

Quais são os tipos de TEF?

Existem diferentes tipos de TEF, que variam conforme a forma de comunicação entre a empresa e a operadora de cartão. Eles são:

  • TEF discada: usa uma linha telefônica para fazer a ligação a cada transação. É mais lenta que as outras opções, mas funciona para pequenos e médios negócios;
  • TEF dedicada: usa uma linha especial que permanece 24 horas conectada com as operadoras. É mais rápida que a discada, levando entre dois e cinco segundos por transação. É ideal para empresas com grande volume de vendas por cartão;
  • TEF IP: usa uma conexão por internet através de um protocolo IP. É a mais rápida das opções, pois transmite as informações financeiras pela rede. Também é adequada para empresas com alto fluxo de vendas por cartão.

Quais as vantagens?

Pela própria definição, já percebemos diversos benefícios em implementar TEF no ponto de vendas, mesmo quando não há um fluxo tão intenso de transações. Veja algumas dessas vantagens:

  • flexibiliza as formas de pagamento oferecidas aos clientes, aumentando as chances de venda;
  • reduz os riscos de erros ou fraudes na hora de registrar o valor da compra na maquininha;
  • melhora o controle das vendas e das finanças, porque os dados das transações são registrados automaticamente no sistema de gestão da empresa;
  • economiza nos custos com várias maquininhas de cartão, pois o pinpad aceita diferentes bandeiras e adquirentes;
  • agiliza o processo de venda e recebimento, pois as transações são autorizadas rapidamente pela central.

Como implementar o TEF no seu negócio?

Para implementar um sistema de TEF na sua empresa, você precisa instalar um software de gestão no computador e conectar um pinpad a ele. Assim, você poderá realizar as vendas por cartão e ter todas as informações registradas no software.

A Adiq fornece soluções TEF para o seu negócio. O sistema para subadquirência e white label permite o processamento das compras por cartão de forma integrada ao software de registro de vendas da empresa.

O TEF da Adiq é compatível com diversos sistemas de gestão e automação comercial, além de aceitar diferentes bandeiras e modalidades de pagamento. Ele também facilita a conciliação das vendas e das finanças, pois os dados das transações são registrados automaticamente no software da empresa.

A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é uma solução de pagamento que fornece muito mais segurança, praticidade e agilidade para clientes e lojistas. Que tal implementar esse sistema em seu negócio?

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de acompanhar nossa página do blog para conferir os novos posts. Entre em nossas redes sociais e nos siga. Assim, você não perde nada! Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Instagram.

está gostando desse artigo?

Compartilhe

Últimas de "Meios de pagamentos"

veja todos
Mercado de adquirência no Brasil: cenário e perspectivasMercado de adquirência no Brasil: cenário e perspectivas

O mercado de adquirência no Brasil está prestes a passar por mudanças significativas. Fique por dentro dessa revolução!

A geração Z e o futuro dos meios de pagamentoA geração Z e o futuro dos meios de pagamento

Será que seu negócio está ignorando o enorme mercado da Geração Z? Entenda um pouco mais sobre esse grupo e como os meios de pagamento estão se adaptando a ele.

Bolepix: a revolução do boleto no mercado de pagamentosBolepix: a revolução do boleto no mercado de pagamentos

Não perca a oportunidade de revolucionar a experiência do cliente e otimizar seus pagamentos com o Bolepix! Entenda melhor como funciona.